Vou Ver: Vídeos da internet, humor, opiniões, curiosidades, notícias

As Ervas e seus Benefícios ₋ LEVÍSTICO ❘SUOR ❘AFRODISÍACO ❘ANTICOAGULANTE ❘ICTERÍCIA ❘INCHAÇO ❘GRIPE

As Ervas e seus Benefícios ₋ LEVÍSTICO ❘SUOR ❘AFRODISÍACO ❘ANTICOAGULANTE ❘ICTERÍCIA ❘INCHAÇO ❘GRIPE

Chá de levístico – Levisticum officinale
Nativa da Europa, a planta vem sendo usada há mais de 500 anos para fins medicinais e em temperos. Pertence à família das Apiaceae, suas folhas possuem o formato de pequenos triângulos. As flores desta planta desabrocham no verão tendo uma tonalidade de cor que varia entre verde e amarelo. Sua folhagem possui cheiro característico, lembrando uma mistura do aroma do aipo, porém, é ainda mais forte, com toques sutis que lembram cheiro de limão. O caule do levístico é oco e suas sementes também possuem um forte sabor, apresentando uma vaga semelhança com o do cravo.
Partes utilizadas:
Raiz, as folhas e as sementes. Na culinária o caule, a raiz, as folhas (frescas e desidratadas).
Principais benefícios e propriedades:
Estimula a produção de suor no organismo; melhora sistema digestivo, elimina gases, efeito expectorante, trata gripe e resfriados. Alívio nas cólicas durante a menstruação, tem efeito anestésico; propriedades cicatrizantes, potencializa o efeito de anticoagulantes. Afrodisíaca, diurética, emenagoga, antilítica, colerética, expectorante, tônica, colagoga e estomáquica. Trata icterícia, utilizada para limpar tumores, trata afecções do peito, amenorreia, cálculo renal, cistite, doenças esclerotizantes, dores da gota e do reumatismo. Trata o fígado, cura feridas, problemas do coração, albuminuria, problemas no baço, catarro, dispepsia, dores de cabeça derivadas de insuficiência renal. elimina o inchaço edematoso nos pés, nefropatia, perturbação cardíaca relacionada aos problemas gástricos e intestinal. Trata supuração, menostasia, obstrução mucosa dos órgãos respiratórios e suor mal cheiroso causado por insuficiência renal.
Contra-indicações ao chá de levístico:
Para pessoas com inflamação renal e também durante a gravidez. A utilização da bebida em contato direto com a pele também pode proporcionar irritação na pele. Caso de disfunções ou inflamações renais agudas, pessoas que apresentam hipertensão, além de causar dermatite de contato e fotossensibilização.
Como fazer?
Coloque uma xícara de água para ferver acompanhada de uma colher de chá de raiz seca de levístico. Após a fervura, coe e sirva à mesa. O chá de levístico deve ser consumido no mesmo dia, no máximo 3 xícaras por pessoa.
Chá de levístico com outros sabores
Para fazer um chá de levístico com outros sabores adicione uma colher de chá de sementes de roseira-silvestre durante o processo de fervura. Coe e sirva à mesa.
O chá também pode ser combinado com cravo e canela e caso queira utilizar a planta de levístico por completo, certifique-se de cozê-la um pouco.
Na forma de decocção, a planta pode ser usada misturada ao banho para fortalecimento dos órgãos abdominais. Além disso, na forma de emplastro, é muito usada como cicatrizante em feridas mais complicadas que não cicatrizam.
As partes usadas para a infusão são as folhas, flores e raízes. Para isso, coloque duas gramas da raiz de levístico em um recipiente e reserve. Em outro, coloque 200 ml de água e leve ao fogo. Quando alcançar fervura, derrame a água por cima da raiz e tampe, deixando descansar por aproximadamente dez minutos. O consumo deve ser feito três vezes ao dia na quantidade de uma xícara por porção.
natural.enternauta.com.br/cha...
repositorio.ul.pt/bitstream/10...
UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE CIÊNCIAS DE LISBOA DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA VEGETAL
A Flora Nacional na Medicina Doméstica - A. Balbach
Apostila - Escritor Roger Moreira Descrição do Vídeo[+]

Pergunta pro Roger